top of page

Portal Único Siscomex - cronograma de entregas até 2023

Atualizado: 15 de dez. de 2023

Portal Único Siscomex

O Portal Único Siscomex é um sistema integrado que busca transparência e eficiência nos procedimentos de importação e exportação. É um instrumento administrativo que compõe as atividades de registro e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e computadorizado de informações. Na prática, ele serve para agilizar, registrar e fiscalizar todas as operações de importação e exportação. 

Etapas realizadas até hoje

Conforme a apresentação da RFB no webinar organizado pela FIRJAN em 06/10/2020 (link), desde 2015 diversas entregas foram realizadas sendo a mais impactante a Declaração Única de Exportação (DUE), a qual modificou (para melhor) o processo de exportação brasileira. 



Etapas futuras - projetadas até 2023

Também conforme a apresentação da RFB supracitada, o programa está previsto para ser concluído em 2023 e até lá serão implementadas funcionalidades e novos procedimentos no Comércio Exterior, principalmente na Importação com o início da utilização da Declaração Única de Importação (DUIMP).



Por fim, como operador logístico e aduaneiro, nós do Grupo Nicomex enxergamos com muita positividade todas estas mudanças relacionadas ao Portal Único Siscomex, as quais trarão mais agilidade e segurança a todos os intervenientes do Comércio Exterior. 


Para mais informações sobre o Portal Único Siscomex, acesse o site da Receita Federal Brasileira.






280 visualizações
bottom of page