top of page

Participação especial da Nicomex no Fórum de Logística

Atualizado: 15 de dez. de 2023

Hoje eu tive o prazer de participar como painelista do Fórum de Logística realizado pelo Departamento de Negócios Internacionais do Consulado Britânico.

Foi um momento muito oportuno para todos, especialmente para as empresas britânicas que participaram do evento. O foco do fórum e também da minha participação foi debater sobre os principais desafios no Comércio Exterior durante a Pandemia (até os dias de hoje).


Tive a oportunidade de compartilhar informações pontuais e práticas sobre o Despacho Aduaneiro e o Agenciamento de Frete Internacional, como por exemplo: A digitalização no Comércio Exterior motivado pelas restrições de circulação, o aumento significante do valor do Frete Aéreo Internacional, a atual escassez dos contêineres para exportação do Brasil, o impacto da variação cambial na base de cálculo dos tributos pertinentes a importação, entre outros pontos sugeridos pelos participantes.


Por fim, foi mais um momento enriquecedor onde estive representando o Grupo Nicomex e compartilhando informações relevantes para o mercado. Obrigado equipe DIT pelo convite e confiança!




28 visualizações
bottom of page